quinta-feira, 29 de março de 2012





E uma agremiação esportiva do Estado do Rio Janeiro,foi fundada em 21 de Julho.O time já disputou 1° divisão do campeonato carioca .A primeira bola de futebol chegou em Itaperuna em 1911 e as primeiras partidas do esporte foram disputada  na fazenda porto alegre,na AV.Zulamith Bittencourt.O primeiro time foi fundado  co o nome de Porto Alegre Futebol Clube,em 1915 e o  esporte da cidade cresceu.Atleta  ELAL FERREIRA CORDEIRO:  Quando começou a jogar  no Itaperuna., Comecei a jogar nas categoria de base do Itaperuna por volta de 1992-Quantos campeonato você disputou .Juniores em 1996-1999 SELETIVA ,2004 2° DIVISÃO,2005,2006,2008,2009.-O que te marcou com o Itaperuna E .C. na sua vida..No Itaperuna E.C aprendi como o povo  e apaixonado pelo futebol e ganhei muita experiência jogando para esta equipe que gosto muito,foi o começo de minha caminhada para outros time .Ex:Madureira E.C.,Guarani F.C.,Macaé.E.C. E foi no Olaria Esporte Clube onde fiquei por 6 anos e fui muito feliz e marcou minha vida onde tive  a oportunidade  de poder jogar contra  o Flamengo  e fazer 2 gols na pardida realizada  em 2003. fiquei conhecido em vários lugares do Brasil pois era muito difícil um jogador de time considerado pequeno fazer gol numa equipe grande. Parei com futebol profissional no Itaperuna E.C em 1999,já estava tendo muitas lesões e meu corpo já não aguentava mais de tanta dor que sinto .Hoje me dedico aos estudo pois não tive como conciliar futebol  e  estudo porque não tinha um pessoa para me orientar ,pois quando se esta jogando você pensa que vai ganhar dinheiro para poder dar uma vida melhor para a família.mas depois de muitas desilusões e trairagem eu desisti. Jogo meu futebol nos fins de semana por prazer ,gostar de bola.A inda ganho dinheiro com o futebol e vou levando  a vida com minha família maravilhosa. Hoje o futebol de Itaperuna esta acabado profissionalmente pois as pessoas só querem saber de dinheiro. ,   


Aluno: ELAL FERREIRA CORDEIRO

PERÍODO:3°

PROFESSORA :RAQUEL

16 comentários:

  1. Hoje em dia por estudar com Elal e ser amiga dele e da sua família fiquei conhecendo um pouco da sua trajetória no futebol..... Sei que foi um grande jogador e o quanto lutou para para conseguir alcançar seus objetivos. É triste saber que tiveram pessoas que conseguiram interferir na sua vida profissional e mudar tudo. Mas todos sabem e sempre acreditaram em seu potencial. Continue firme em seus estudos e não desista nunca.
    Laura de Almeida Henriques e Oliveira
    3° período

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura e demais alunos!

      com certeza o colega merece sucesso! Mas como o relato sobre o futebol em Itaperuna pode ser associado com a disciplina História da Educação Física?

      Abraços,
      Profa. Raquel

      Excluir
  2. FALAR DO NOSSO ITAPERUNA FUTEBOL CLUBE É ENTRISTECER. AINDA MAIS QUEM TEVE A OPORTUNIDADE DE VER OS GRANDES DO FUTEBOL CARIOCA VIREM AQUI EM ITAPERUNA JOGAR E O ESTÁDIO FICAVA LOTADO E MUITA GENTE DO LADO DE FORA E NO MORRO DO CRISTO FICAVA LOTADO DE PESSOAS ASSISTINDO DE LONGE E COM O RADINHO NA MÃO LIGADOS NOS JOGOS. FORAM BONS MOMENTOS QUE INFELIZMENTE SE FORAM DEVIDO A GANANCIA DE DIRIGENTES E EMPRESÁRIOS QUE DETINHAM O PASSE DE JOGADORES QUE SE DESTACAVAM E QUE SÓ SABIAM NEGOCIAR A "PRATA DA CASA" E ENCHER OS BOLSOS.
    MARCEL NUSS DE SOUZA
    3º PERÍODO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcel e demais alunos

      porque o futebol é utilizado, ao longo da história, como instrumento para atender aos interesses diversos? E, no nosso caso, na escola ou ainda como prática de lazer, etc.?

      Abraços,
      Profa. Raquel

      Excluir
    2. O FUTEBOL SEMPRE FOI E AINDA CONTINUA SENDO UTILIZADO PELO INTERESSE PÚBLICO, QUANDO ELES QUEREM TIRAR NOSSA ATENÇÃO SOBRE ALGO IMPORTANTE QUE POR VENTURA ESTEJA SENDO VOTADO, REALIZADO, ARQUITETADO, ETC.
      NOS DISTRAEM COM CAMPEONATOS FAMOSOS ENQUANTO MUDAM LEIS, VOTAM MEDIDAS, MEXEM NAS MAIS VARIADAS COISAS E QUANDO NÓS PERCEBEMOS JÁ ACONTECECEU, ISTO É, QUANDO NÓS PERCEBEMOS NÉ! POIS NA MAIORIA DAS VEZES NEM SE QUER OUVIMOS FALAR NADA.

      Excluir
  3. FALAR NO NOSSO NOBRE COLEGAL ELAL É SOMENTE AGRADECER! AGRADECER PELA SUA TRAJETÓRIA NO FUTEBOL LEVANDO O NOME DE NOSSA CIDADE PARA TODO O PAÍS E AGRADECER EM ESPECIAL POR UM JOGO. O DO OLARIA X FLAMENGO, ONDE NA OCASIÃO ELE JOGAVA NO OLARIA E FEZ DOIS GOLS NO FLAMENGO MAIS PRECISAMENTE EM CIMA DO TODO PODEROSO E ATUAL GOLEIRO DA SELEÇÃO JULIO CESAR!
    MARCEL NUSS DE SOUZA
    3º PERÍODO

    ResponderExcluir
  4. É triste saber que o Itaperuna já disputou a 1º divisão do carioca e hoje está praticamente extinto, o estádio está abandonado, falta incentivo do governo municipal e empresários da região. Sorte foi a sua, Elal, de ter começado sua carrei no Itaperuna quando ele ainda era um time competitivo, foi lá que você começou a se destacar e teve a oportunidade de jogar em outros times.
    Da orgulho saber que estudo com o cara que fez sucesso no Olaria marcando dois gols no Júlio César o então considerado melhor goleiro do mundo.

    Por Laise Franco Pires

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente nessa vida tudo gira em torno do dinheiro,e como bem sabemos no futebol não é diferente.Manter,sustentar e fazer funcionar a "máquina clube de futebol" precisa-se de interesses que vão além do amor ao clube,carreira e futebol em si. Todos nesse meio pensam em interesses próprios e acabam fazendo isso objetivos particulares. Realmente é muito triste saber que um time como foi o Itaperuna hoje se resume a nada,assim como seu estádio as traças.Antes fosse muito pequeno,pois quando se chega onde chegou hoje,nunca mais se volta.

    Por Robenil da Cunha Gervásio
    3º período

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Robenil e demais alunos

      como o abandono ou o sucesso do futebol podem ser utilizados nas aulas de Educação Física na escola?

      Abraços,
      Profa. Raquel

      Excluir
    2. Casos como o abandono ou sucesso no futebol ou em qualquer outro esporte servem para mostrar para os alunos nas aulas de educação física que tudo pode mudar a qualquer momento. Muitas vezes o atleta acredita que tudo vai dar certo na sua vida profissional, que nada vai impedir de trilhar aquele caminho e acontece como no caso do Elal, que pessoas mal intencionadas acabam interrompendo grandes projetos.

      Por Laura de Almeida Henriques e Oliveira
      3° período

      Excluir
    3. Ola Profª Raquel ! serve para mostrar as diferentes formas,valores e resultados que o esporte não só como o futebol,mas entre outros poderá trazer para a vida daqueles que pretendem seguir essa carreira.

      Como bem sabemos é uma pequena minoria que conseguem ganhar muito dinheiro e deslanchar nesse meio.Portanto serve também como aprendizado e não somente incentivo!

      Por Robenil da Cunha Gervásio

      Excluir
  6. Quero parabenizar meu grande amigo pelo seu trabalho contínuo com nosso povo tão querido ,desejo a ele todo o sussesso do mundo.
    Roberta Lima Rosa
    3º periodo-Funita

    ResponderExcluir
  7. Ta aí uma pessoa em que jovens hoje em dia podem se espelhar,se espelhar pra pensar que seu sonho pode ser realizado,seu sonho de ser um dia jogador de futebol,basta querer,não é porque voce vive em uma cidade pequena que não terá oportunidades,basta trabalhar,treinar e ter um sonho,esse cara teve e conseguiu,treinou,buscou na sua infância um esporte, talves como passatempo, e ai descobriu que poderia ser sua profissão e foi com muito orgulho,isso eu garanto porque sei e convivo com ele,jogamos muitas vezes juntos. Hoje ele serve de incentivo para crianças e jovens a praticar um esporte pela sua histótia e trajetória no futebol. Parabens meu amigo,colocou o nome da nossa cidade no mundo do esporte.

    Douglas Marcolongo
    3º período

    ResponderExcluir
  8. Conhecer um pouco da trajetória da carreira do Elal, é como recordar o passado e lembrar de uma época em que o futebol ainda contagiava o povo de Itaperuna. Ainda havia quadras públicas, onde as crianças, jovens e adolescentes brincavam e jogavam tendo como referência jogadores da região como incentivo.Apesar do meu amigo Elal não conseguir dar continuidade em seu futebol, saiba que deixou seguidorese e admiradores que hoje com certeza lhe agradecem. Carlos Vinícius 3º período

    ResponderExcluir