segunda-feira, 2 de abril de 2012

O GIGANTE DO JAIRZAO

 Venho falar um pouco da historia de um clube que na atualidade anda bastante esquecido pela populaÇao de itaperuna, talvez muitas crianÇas e ate mesmo adolecentes nunca tenham ouvido falar por esta tao abandonado atualmente mas que pra mim e creio que a maioria que acompanhou sua historia gostara sempre de relembrar os bons momentos.


Seu estádio, o Jair de Siqueira Bittencourt, tem capacidade para 10 000 pessoas. Suas cores oficiais

 são preto, vermelho e branco.
A equipe também é conhecida como "Águia do Noroeste" ou "Terror do Interior".

Equipe profissional do Itaperuna em 2010. Foto de Paulo Roberto Rodrigues

Equipe juvenil do Itaperuna, em 2007. Foto de Paulo Roberto Rodrigues.
A primeira bola de futebol chegou em Itaperuna em 1911 e as primeiras partidas do esporte foram disputadas na Fazenda Porto Alegre, na Av. Zulamith Bittencourt. O primeiro time foi fundado em 1915, com o nome de Porto Alegre Futebol Clube e o esporte cresceu na cidade.

Carlinhos, ex-jogador e atual presidente do Itaperuna
Em 1943, surgiu o Comércio e Indústria Atlético Clube e, em 1948, o Unidos Atlético Clube. O Itaperuna Esporte Clube nasceu da fusão destes três clubes e seus patrimônios no ano de 1989.
O Itaperuna chegou a disputar o Campeonato Brasileiro da Série B em 1989 (sétimo na classificação final), 1990, 1991 e 1992. Além da Série C em 1995.
Vários foram os incentivadores do futebol na cidade, mas talvez o maior deles tenha sido o Sr. Jair Bittencourt, que dá nome ao estádio. A maior glória alcançada pelo clube foi a conquista do Torneio Seletivo para o Campeonato Estadual, em 1999. Foram dois os clímax de sua trajetória: o jogo contra o Clube de Regatas do Flamengo, no Estádio Jornalista Mário Filho e contra o mesmo time, em Itaperuna, no dia 9 de maio, que foi transmitido para mais de 150 países.
Em 2002, o Itaperuna e o Esporte Clube Barreira, que enviaram representantes ao conselho arbitral da categoria, resolveram ficar de fora de competições oficiais por dois anos, surpreendendo muitos, já que ambos tradicionalmente sempre participaram da elite do futebol do Rio. Dirigentes do Barreira e Itaperuna alegaram que não tinham condições financeiras e pediram para sair do campeonato.
Em 2004, o clube volta a disputar a Segunda Divisão, até que, no ano de 2011, após perder diversos jogos por W.O, o time acabou sendo rebaixado para a Terceira Divisão Fluminense.


Estaduais


POSTADO POR EDILSON MALVINO SILVA -  3º PERIODO

    2 comentários: