domingo, 1 de abril de 2012

Um ex-aluno do Instituto Superior de Educação do Município de Itaperuna 8 anos depois


-----Perfil----------------------------------------


Nome: Thales Machado Romeu
Idade: 30
Tipo sanguíneo: A+
Trabalho Atual: Sócio-Proprietário e administrador
Diploma: Funita-ISEMI (Licenciatura e bacharelado)
Ano de graduação: 2003 (8)
Outras graduações: Pós graduação em treinamento desportivo pela gama filho e pós graduação NBA gestão empresarial pela faculdade redentor
Sobre: Casado há dois anos e meio pai de um filho de três meses, nascido em tombos – MG, mudou-se para Itaperuna em 2000 em função da faculdade, residente na cidade há 12 anos
---------------------------------------------------

Perspectivas, o antes e o depois
  • Porque seguir carreira na educação física?
Na época de fazer o vestibular, entre 1999 e 2000, na época em que eu fiz o vestibular, foi a época em que a educação física começou a se destacar no mercado, como uma profissão regulamentada, próximo da época de regulamentação, então criou-se a expectativa de que seria uma profissão muito valorizada no futuro, e na epoca de vestibulando, dentre as profissões que eu tinha como opção e que eu me identificava, escolhi educação física que foi uma profissão em que eu acreditei que pude-se me dar bem, por ser uma profissão muito antiga porem regulamentada na epoca e a mídia estava em cima e foi realmente o que era de se esperar naquela epoca com o “bum” da atividade física, que hoje é muito mais difundida do que aquela epoca. Enfim o maior pretexto que me levou a fazer educação física foi a ideia de ser uma profissão de muito valor no futuro.
  • O que mudou no seu conceito sobre o que é educação física, antes e depois da faculdade?
Olha, eu nunca encarei a educação física como eu sabia que a maioria das pessoas encarava, eu nunca fui uma pessoa muito desportista, nunca fui muito ligado a área de desportos, de jogos, campeonatos e tal, eu sempre olhava a educação física mais como pratica de atividade física não tanto como o desporto em si. Mas eu acredito que numa visão global, quem não conhece a fundo a educação física, acha que é simplesmente o cara que vai lá pra jogar bola o dia inteiro, basquete, natação e não é uma coisa séria; o pessoal que fala que educação física é músculo no cérebro. Eu acho que o que muda em uma pessoa que passa por uma faculdade de educação física é realmente a importância dessa profissão para as pessoas de um modo geral, para a qualidade de vida das pessoas, o cuidado que os profissionais devem ter com a vida das pessoas, não só nessa área, mais na área escolar também, onde podemos moldar o perfil e personalidade das crianças através do esporte. Então na minha visão sintetizando eu nunca vi a educação física que eu acho que geralmente as pessoas veem, quando encarei a educação física foi já pensando no ramo de uma atividade física ou uma coisa escolar.
  • E hoje depois de oito, quase nove anos de profissão, pra você, o que é educação física?
Educação física, ela é uma necessidade na vida das pessoas, já não há como você viver sem educação física. Primeiro, pela questão da saúde, há uns anos atrás nós até poderíamos considerar uma pessoa saudável em função de ter uma melhor alimentação, havia mais tempo para descansar, os trabalhos eram menos exaustivos, existia menos stress na vida, menos química, ingeria-se produtos mais naturais, hoje em dia já não tem como, tudo isso que ficou de ruim para nós precisa ser suprido de alguma forma, então primeiro passo para a saúde é a educação física, ela é necessária hoje em dia em primeiro pela saúde, não há como a pessoa não praticar uma atividade física em uma vida saudável. Até mesmo a pessoa que não leva pelo lado da saúde, hoje a sociedade ela te “preconceitua” muito; você tem que estar dentro do padrão estético do mundo hoje em dia, até para isso a educação física se faz necessária, até para você se enquadrar socialmente no meio em que você vive hoje em dia você não vive sem a presença da educação física. Sem fazer uma atividade física, sem ter um corpo dentro dos padrões estéticos que a sociedade estipula, eu acho que essa é a ponte para estar encaixando as pessoas na sociedade; de várias formas, dentro do esporte, frequentando uma academia, até mesmo na parte dos idosos, que hoje em dia estão vivendo mais e precisam de socialização, não adianta só jogar as taxas do índice de expectativa de vida no auto, sem ter a parte do convívio social que as vezes se faz muito necessário. Acho sem duvida que hoje em dia a educação física é uma necessidade
  • O que você espera poder proporcionar com o seu trabalho?
Bom, com o meu trabalho eu tento fazer, dentro da área de educação física que eu me prontifiquei a trabalhar, a área de academia, dentro das modalidades que nos temos aqui, o que eu tento é passar é o melhor das modalidades para os alunos, na questão da orientação, cuidado, acompanhamento, tentando melhorar cada vez mais a qualidade de vida das pessoas que agente consegue atingir


A Carreira e o trabalho

  • Dentro da educação física, quais as áreas de atuação que você já trabalhou? E em qual (ou quais) trabalha? E se há alguma que você pretende trabalhar algum dia?
Bom, comecei trabalhando na área de musculação, primeiramente na faculdade eu fui monitor em um monte de matérias, na faculdade também eu fiz estagio em várias áreas da educação física, mas como profissional, eu já fui professor de musculação, coordenador de uma sala de musculação, já tive uma escolinha de natação, fui o professor da mesma, já fugindo um pouco da área de educação física mais não tanto por ser uma parte que meche muito com o lúdico e lazer, já fui recreador de festa de aniversario como palhaço, usando muito a parte da recreação da educação física, já fui recreador de hotel ficando hospedado no hotel dois ou três meses fazendo a recreação em altas temporadas, já fui professor particular em casa de crianças que tinham necessidades de melhorar a psicomotricidade fazendo um trabalho psicomotor com crianças em casa, já fui também professor particular de natação, já fui professor de ginástica, já fui professor em escola tanto na rede particular quanto na rede estadual, já fui professor de spining e já tive uma academia de spining também, já fui professor de colônia de férias na colônia de férias da academia da qual ainda sou professor nas duas vezes por ano em que a mesma acontece o meu trabalho principal atualmente é a gestão da Aqua Sport Academia, mais ainda continuo monitorando todas as atividades, quando havendo necessidade, ministro alguma aula. Se houver me esquecido de algo, foi alguma coisa que tenha sido bem rápida o resto eu acho que consegui lembrar. E o que eu não fiz ainda e que eu pretendo fazer, talvez seja criar uma empresa de administração de atividades físicas em grandes condomínios, mas ai já é projeto para Rio de janeiro e cidades grandes, onde eu já dei alguns passos.
  •  Como um dos proprietários e administrador de uma academia que já faz parte da historia de itaperuna, o que você espera oferecer ao publico alvo levando em consideração a diversidade do mesmo por se tratar de pessoas das mais variadas faixas etarias e as várias atividades que a academia oferece?
O que eu espero oferecer é um bom atendimento, é um ambiente que ele se sinta a vontade, um ambiente onde ele se sinta em casa, se sinta seguro e são atividades físicas bem orientadas, com profissionais capacitados principalmente com muita segurança no que nós propomos aos nossos clientes, propomos também resultados, porque se o nosso cliente frequenta a academia, independente se é um bebê, um idoso, um jovem ou um adulto, independente da modalidade que ele faça, ele precisa obter resultado, se ele veio para aprender a nadar ele tem que sair daqui nadando, se ele veio para emagrecer ele tem que sair daqui tantos quilos mais magro, se ele veio para ficar forte, ele tem que ficar forte, então eu trabalho muito em cima de resultados, os profissionais e colaboradores são cobrados em cima de resultados, eles são capacitados e orientados a buscar o resultado do cliente, se em um método não está dando certo, vamos usar outro método,  o que nós passamos para o cliente é que ele nós vamos tentar satisfazê-lo no que ele veio buscar conosco. Se ele veio buscar um bom atendimento, é o que nós queremos oferecer, se ele quer buscar um ambiente agradável, agente tenta oferecer, se ele veio buscar socialização, agente tenta oferecer e se ele veio buscar resultados, agente tá aqui para oferecer.
  • Tem alguma frustração em relação sua profissão, seja algo que deixou de fazer ou algo que poderia ter feito melhor?
Olha, em relação a minha profissão, eu acho que não porque eu acho que eu estou iniciando na minha profissão ainda, pois perto de onde eu quero chegar, eu acho que estou engatinhando ainda, porque agente ta começando ainda o nosso projeto, o que eu fiz, fiz muito bem feito sempre trabalhei muito, tudo o que eu fiz, fiz com muita dedicação, muito esforço, e o que eu quero fazer, tenho muitos planos e são metas que agente busca devagar, a única frustração que eu tenho na área educação física, mais localizado em itaperuna é a desvalorização financeira nem tão conceitual, pois as pessoas valorizam conceitualmente a profissão, sabem da importância, mais não pagam por isso. Eu acho que o lado financeiro, em itaperuna é muito desvalorizado, se nós formos a uma cidade perto na região, nós podemos ver que a área de educação física é mais valorizada financeiramente. Então eu acho que o lado dos professores, mensalidades, professores de escola e instrutores de academia e não adianta agente querer mudar isso sozinho, pois não adianta elevar o salário dos profissionais sendo que não há um retorno proporcional para a empresa. Então o cliente conceitua, ele sabe da importância do profissional, mais por uma questão cultural e histórica da nossa região, eles não pagam devidamente pelo serviço. Acredito que minha frustração em itaperuna é o preço da educação física ser mais barato do que você ir em um bar comer torresmo com cerveja.
  • Tendo contato com uma faixa etária tão ampla ao ponto de abranger crianças, jovens, adultos e idosos, dentre todas estas, existe alguma faixa etária que você prefira trabalhar?
Olha é complicado falar isso, em termo de preferência de faixa etária e em termo de trabalho eu não teria uma preferência, pois os trabalhos são muito diferentes, com um idoso é algo mais como uma hidroginástica ou um pilates ou reforço muscular, uma criança já é um trabalho mais movimentado, agora se fosse para escolher uma faixa etária para trabalhar eu ficaria muito em duvida entre a criança e o idoso, talvez puxando um pouco mais pro lado de criança, eu acho que a criança te corresponde um pouco melhor sobre o seu trabalho então você consegue ver um pouco mais a evolução, do feedback, ela tem um modo de demonstrar que ela evolui e valorizou, por isso o lado da criança.
  • Existe dentro da sua área de atuação algum profissional, no qual você tenha se inspirado ou ainda se inspira?
Olha, dentro da área de atuação, na área atual, administrativa, eu não tenho, não tive um acompanhamento de algum profissional, foi eu mesmo buscando informações, evoluindo, fazendo cursos. Agora nas outras áreas em que eu atuei, eu sempre me inspirei nos profissionais que me auxiliaram, orientaram e ensinaram, nos professores que eu acompanhei em estagio, eu tentava fazer tão bem quanto os professores que já sabiam o que estavam fazendo e já tinham experiências e quando tinha condições queria fazer alem, buscando novas informações, inspirações foi nas pessoas que eu convivi e que me passaram experiência, mais toda minha dedicação e orientação eu tento firmar mais em Jesus Cristo, se eu tiver que me posicionar agora perante uma situação, eu não tenho uma pessoa em especial a qual eu me espelharia, eu me inspiraria mais mesmo na parte religiosa, na fé, Jesus Cristo.


A pessoa e o profissional
  • Grande parte dos professores e profissionais de educação física, são vinculados a profissão devido a um desporto ou tem uma atividade a qual mais se identifica. Qual é o seu?
Na área da educação física eu me identifico muito, como desporto, na área de natação, volei, já só uma negação no futebol, não jogo nada nada, como desporto é natação e voleibol, como atividade física para área de lazer, o ciclismo, gosto muito de bicicleta, por isso até já fui professor de spining e na parte de academia puxo mais para a musculação.
  • Qual você julga ser sua maior realização enquanto profissional de educação física? Tem pretensões de realizar algo a mais?
Na realização, eu acho que atualmente é a Aqua Sport Academia, que é uma academia de dezoito anos em itaperuna e é a maior academia. Acho que atualmente a minha maior realização é estar administrando e ser sócio proprietário da Aqua Sport Academia e tenho sim, tenho grandes outros planejamentos pro futuro, não sei quanto tempo ainda fico aqui na academia, eu não faço muito questão de tempo, agente faz os objetivos, quando os objetivos estiverem sendo alcançados agente deixa na mão de Deus pra ver o que vai estar acontecendo. Hoje em dia eu estou aqui e estou bem realizado, se eu estivesse em outro lugar fazendo algo totalmente diferente, estaria realizado, onde eu estou no momento eu estou realizado, não importa aonde eu esteja, se eu estou ali é porque eu fui colocado ali. Então atualmente é isso, a minha maior realização é a Aqua Sport Academia e tenho muitos outros planos futuros e alguns agente já começou a engatinhar como já falei, questões não mais em itaperuna, fora daqui.
  • Qual a sua perspectiva para a nova geração de profissionais de educação física que vem surgindo e para a importância e o espaço que a profissão vem ganhando atualmente?
Sobre os novos alunos da educação física que estão nas faculdades, eu vejo que tem muita gente muito boa, com muita ideia nova principalmente porque estão chegando agora, com esse “bum” que foi a informática e a modernização da tecnologia que foi de uns três ou quatro anos pra cá, eles vão pegar isso, essa questão mais tecnológica dos iPads e esses negócios e vão englobar isso na educação física, eu vejo muita gente boa da educação física que vai arrumar um meio de conciliar isso e vão inovar nessa parte, não só disso, mais pessoas que eu vejo também que buscam e que estão indo muito bem, mas também eu vejo que tem muita gente ruim que vai vir pro mercado também, não é só gente boa não, e como por aqui passam estagiários ou professores que querem entrar no mercado, então agente tem que analisar os dois lados e agente vê que tem gente boa, mais também tem muita gente que vai deixar a desejar e depois que formar vai fazer concurso pra outra área e não vai fazer nada na educação física, agora o motivo disso; não sei.
  • Um sonho?
Um sonho? Ê rapaz, meu sonho é a felicidade da minha família.
  • Um orgulho?
Ser muito trabalhador.
  • Thales Machado em uma palavra
Vontade
  • Qual a contribuição que você espera dar como profissional da área que atua dentro da educação física para o nosso município?
Olha, eu quero deixar aqui uma maior valorização da nossa atividade, da nossa profissão, eu quero buscar isso junto aqui, com os professores da nossa academia que eu quero deixar pra Itaperuna é uma marca “Passou um camarada aqui chamado Thales e ele mudou a visão e a valorização das pessoas em relação dos professores de educação física, pelos dois lados o conceitual e o financeiro dos professores de educação fisica em Itaperuna.
  • E pra finalizar, a Educação física por Thales Machado.
Cara, isso é difícil. A Educação física por Thales Machado ... uma profissão necessária para todas e independente de qualquer pessoa.



Thales Machado, com seu filho Thiago, nascido a pouco mais de 3 meses, proximos a psicina de hidroginastica da Aqua Sport Academia

Abaixo a entrevista na integra em audio com Thales Machado



--------------------------------------------------------------------------------------
Entrevista realizada por Anderson Thomé Batista Gomes em 30/03/2012
3º Periodo

Um comentário:

  1. só passei pra dizer que o tio thales é muito legal, beijo da laura novaes *--*

    ResponderExcluir